segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alcachofras....da plantação à mesa....







                                             cliks: Mari


Considero um privilégio poder colher o alimento do próprio pé. Direto da plantação à mesa. 
Tive esse prazer quando estive em Gonçalves.
Quando vimos uma plaquinha : Alcachofra....nem pensamos duas vezes, paramos o carro e fomos conferir.
E quando chegamos mais perto um campo de alcachofras estava a nossa frente com suas belas e suculentas flores.
De cara já pedimos dez.....mas pensando bem....a família inteira gosta delas...então colha vinte.
E maravilhosas nos pés, ficaram ainda melhores nos pratos.
Devoramos as ditas.
Sabe...aquele modo de aproveitar folhinha por folhinha até chegar ao "coração"...delícia...
Simplesmente cozidas com um belo molhinho por cima...

10 comentários:

  1. Linda plantação e adoro alcachofras! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. São lindas, mas eu não gosto. Quem sabe, um dia eu experimento as que você faz e vou aprender a gostar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de segunda-feira Mari,
    esta tua postagem me fez lembrar do meu avô. Ele tinha uma plantação de alcachofras, mas eu nunca experimentei. Só me lembro de correr entre a plantação, pois os pés eram bem altos e eu muito pequena. Saudades. Um grande beijo e obrigada por provocar esta saudade gostosa de sentir.
    Jeanne

    ResponderExcluir
  4. Mari,que lindas imagens..é sim um privilégio colher e comer..eu tenho esta alma de camponesa n tem jeito.Cresci vendo papai plantar,colher e criar seus animais.Era meu desejo passar para João este sentimento e graças a Deus pousei cá na Belgica e nesta casa e assim o crio.Ele esta muito animado com nosso projeto de ampliar o jardim e fazer uma horta com legumes.Ontem marido planto mnha ameixeira,fiquei tão feliz,n vej a hora de ve-la florida.Querida,uma linda semana para voçes,beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos e tentadoras, mas para quem gosta, eu não gosto do sabor, embora tenha tentado muito.
    minha sogra amava e eu achava que ia gostar de tanto que ela elogiava, porém não consegui... Fico feliz por você.
    beijos, Léah

    ResponderExcluir
  6. QUE PLANTACION!!!
    LAS PUSE HACE AÑOS PERO SE LLENAN DE PULGON Y NO ME HACIA GRACIA,
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  7. Amo alcachofras... Em que lugar de Gonçalves vc achou isso?

    ResponderExcluir
  8. Sensacional! nunca tinha visto uma plantação de alcachofras...simplesmente especial! bjs

    ResponderExcluir
  9. Aiaiai, alcachofras! Me dá até aquela aguinha na boca… Tirada do pé então! Que sorte a tua!!
    BJô

    ResponderExcluir
  10. Delícia, adoramos alcachofras!
    Encheu minha boca d'água!

    ResponderExcluir